segunda-feira, 26 de agosto de 2013

História da Educação



 ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL






  Introdução

Este artigo traz um texto dissertativo dos modelos pedagógicos: Antigo, Medieval e Moderno, mostrando, resumidamente, os processos sofridos pelo povo quanto ao direito pela educação, e toda evolução sofrida dentro dessa área, onde no decorrer dos séculos, a evolução, que sempre foi favorável a educação, trouxe preocupações em oferecer os melhores métodos, técnicas e leis para que o homem tivesse garantido o direito de aprender, desenvolver e crescer, democraticamente, embora na era antiga e medieval, esse não fosse o foco, visto que o povo não tinha direitos a educação nessa época.


2  Modelos Pedagógicos da era Antiga, Medieval e Moderna.

No Egito, na era antiga, não existia tendência pedagógica, - embora já tivessem necessidades de vários saberes que inclusive desenvolveram no decorrer do tempo -, pois, inicialmente, a educação não se estendia aos pobres, sem contar que os conhecimentos eram passados oralmente já que a escrita não era o foco. No entanto, por volta de 1800 ac., o ensino passou da memorização ao estudo das letras, surgindo assim um avanço dentro da área educacional e, com o crescimento da sociedade, emergiu a necessidade de uma educação para os súditos aprenderem a conviver socialmente sem conflitos. Com único intuito de ensinar o povo a ser submisso e obediente, foi criado dois modelos de educação, a intelectual e bélica, - um destinado aos nobres, outro aos plebeus.

Na Grécia antiga, nesta mesma época, - povo mais avançado que os egípcios quanto a educação e mais preocupados também com o desenvolvimento do homem -, possuíam tendências pedagógicas democráticas e grandes pensadores sensíveis apontando o melhor caminho para a educação do homem. Dentre os pensadores importantes dessa época, podemos citar Homero e Platão, que propunham a educação visando o crescimento moral, intelectual e social do individuo.
No período Medieval o ponto de início da educação vinha da doutrina da igreja católica; esse século é conhecido como o século das trevas; a educação era conservadora e também para poucos; se criticava a educação grega (liberal) e romana (prática); fora fundada pela Fundação da Companhia de Jesus (jesuítas), ou seja, os problemas pedagógicos nessa era se resumiam em opressão e dogmatismo, num esquema de ensino que não proporcionava condições plenas e integral para o desenvolvimento do individuo, se preocupando apenas em manter o sistema clerical, o qual se utilizava da fé para tal. O ensino era divido em práticas e modelos para o povo, práticas e modelos para as classes altas, uma vez que era típico também da Idade Média o dualismo social das teorias e das práxis educativas, como tinha sido no mundo antigo.
A era moderna, que surgiu inicialmente com o Renascimento, tem o homem como foco principal, sendo a preocupação dessa época a busca de modelos educacionais que enfatizam a formação individual do homem. Surgem vários pensadores humanistas importantes que propuseram seus modelos pedagógicos, sempre visando o melhor método de ensino para o homem, na tentativa de contribuir para o seu crescimento pessoal, visando que o mesmo se torne ativo e crítico. Todos os desafios levantados na modernidade em relação a educação esta direcionado a questões do ensino que melhor se encaixem as necessidades e desafios da época, visto que muitas mudanças aconteceram e continuam a acontecer até hoje, sendo um dos focos principais da modernidade, além do crescimento pessoal e individual do humano, o avanço científico e tecnológico.

No Brasil, passamos por vários processos de educação, cujo fora dominado, inicialmente, pelos jesuítas por pelo menos 200 anos, ate que viesse a Revolução da Burguesia, entrando assim o regime Régio de educação, onde tivemos muitos avanços quanto a cultura com a criação da Biblioteca Publica, o Jardim Botânico e o Museu Nacional, além de cursos superiores profissionalizantes. Com a Constituição do Brasil, através da Carta Magna, tivemos o primeiro direito quanto a educação gratuita primária, embora nessa época isso não fora muito relevante, visto as condições dos pobres. Mas continuamos evoluindo, nos tornando um País cada vez mais democrático e obtendo direitos cada vez mais significativos quanto a educação, que só cresceu, nos trazendo nos dias de hoje com leis definidas na Constituição de 1988, implementada na Fundeb e reorganizada na LDB, que garantem ensino de qualidade e quantidade a todos, embora ainda há  muito o que fazer quanto a qualidade.



3.    Conclusão

Independente da época ou lugar em que estivesse inserido, o homem, desde sempre, teve essa necessidade em aprender, ensinar, conquistar e fazer, numa tentativa constante de demonstração de poder, de crescimento pessoal, de crescimento moral, crescimento profissional, enfim, de evoluir e conquistar.

No decorrer de tantos séculos muitos modelos de educação foram sugeridos, pelos mais diversos pensadores, como: Homero, Platão etc, no entanto, o modelo perfeito, penso, é impossível, visto que a sociedade o tempo todo muda e transforma sob suas necessidades, sempre influenciada pela política, cultura e pelo social.

È importante verificar que foi a partir do modelo educacional da era Moderna, que passou a se observar a necessidade de se formar bons professores e, também, que essa deveria ser obrigação do estado. Diante disso, pode-se concluir o início efetivo dentro da educação, que tem como foco não apenas o ensino do homem mais também a importância da formação do professor quanto sua formação, já que uma coisa está ligada a outra.

Universidades começaram a crescer, onde nos tempos atuais se encontram cada vez mais difundidas. Com boas universidades, preparadas para ensinar seus professores colocando-os em desafios constantes para que aprenda tudo o que se faz necessário para ser um professor consciente de seu papel perante a sociedade; contando também todo o investimento do estado quanto a responsabilidade em exigir a boa formação de seus professores, e também, em financiar gratuitamente o estudo primário, secundário etc, chegamos no resultado dos dias atuais, onde o analfabetismo diminuiu, onde temos mais alunos matriculados nas escolas, já que hoje a educação é, além de gratuita, obrigatória e direito de todos, além de ser compartilhada entre a família, a sociedade e os órgãos públicos.


4.    Referencias

Pesquisa sobre Educação Medieval <http://www.pedagogia.com.br/historia/medieval3.php> 11/06/2010


por: Ana Claudia Miguel dos Santos

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