quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Educação Moral e Cívica



Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), moral é sinônimo de saber viver relações justas e cooperativas; a Ética é tratada como um tema transversal que deve ser pensado pelos professores, já que a formação dos docentes e dos alunos acontece também na prática do convívio social.

No entanto, podemos verificar que o respeito ao próximo nem sempre está de acordo com o que se espera, já que em inúmeras reportagens pode-se informar com noticias do tipo: crimes contra a natureza; crimes contra a infância; violência nas ruas e nos estádios de futebol; a precariedade do sistema público de saúde e educação entre outros. Pensar em tais abusos, me faz concluir que se dá pela falta de valores morais.

Numa época nem tão distante assim, o valor moral que era empregado nas escolas, inclusive com matéria específica para tratar o assunto, sendo: “Educação Moral e Cívica”, nos ensinava a respeitar nossos professores, nossos pais e os mais velhos, aprimorava nosso caráter, nos preparava como cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento moral, no patriotismo e na ação construtiva visando o bem; hoje, penso e defendo que, com a extinção desta matéria, acabamos por colher o desprezo ao sentimento de solidariedade, e por isso somos informados de tantas atrocidades, inclusive, das vividas pelos professores que cada vez mais se tornam vítimas dos seus próprios alunos.

Embora os tempos sejam outros, concluo que os ensinamentos sobre moral, focalizados no passado e ignorados nos tempos atuais, estão a fazer falta pra essa sociedade, caso contrário, não teríamos tantos absurdos acontecendo repetidamente dia após dia, anos após anos.

Diante disto, vejo a necessidade pela volta de uma educação de valores que contribua no fortalecimento da coesão social. Definitivamente é preciso estimular a reflexão do pensamento voltado aos valores éticos e morais para que esse mundo globalizado traga menos desrespeito, visto que ultrapassado é o homem se comportar como animal irracional.

por: Ana Claudia MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário